bioinfo
bioinfo


 
InícioInício  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-seConectar-se  
Últimos assuntos
» PES 2009 - Became a Legend (Rumo ao Estrelato) [Pedido de Dicas]
Dom Set 06 2009, 09:41 por *SilverAltair*

» Windows 7 Rula ou nao?!?!?!
Dom Jul 05 2009, 05:22 por swift

» hiperligaçoes no hi5
Ter Jun 30 2009, 15:45 por martins

» Noticias Fresquinhas
Ter Jun 16 2009, 11:22 por swift

» Area para sexualidade
Qui Maio 14 2009, 10:00 por swift

» eRevolução?!? ahahah
Sex Maio 08 2009, 10:53 por swift


Compartilhe | 
 

 Televisão do futuro com fibra

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
*SilverAltair*
Membro Senior
Membro Senior
avatar

Masculino Número de Mensagens : 178
Idade : 27
Localização : Braga
Emprego/lazer : Estudante (daqueles que nao estuda)
Humor : Fuckin' depressed
Data de inscrição : 31/01/2008

MensagemAssunto: Televisão do futuro com fibra   Ter Abr 29 2008, 14:44

Se pensa que a velocidade da internet pode ser sempre um pouco mais rápida, ou que há sempre espaço para mais um canal de televisão, existem boas notícias no horizonte. A Alcatel quer implementar em Portugal a rede de fibra óptica, o que trará mais canais, todos emitidos em alta definição, e internet ainda mais rápida. Mas a maior novidade prende-se com a televisão 3D, uma tecnologia criada no Japão que, apenas com um par de óculos especiais, permite ver filmes e programas de televisão a três dimensões. Nesse país já há canais que emitem totalmente nesse formato, mas em Portugal a rede de cobre utilizada não suporta as exigências desta tecnologia.

[img]http://www.adslzone.net/imagenes/vdsl/splitter.JPG[/img]

A introdução da fibra óptica vai permitir a utilização da tecnologia GPON, que os especialistas prevêem que venha a revolucionar por completo as comunicações nas próximas décadas, dado que multiplica por dezenas de vezes as velocidades de internet que se podem alcançar. A banda larga quase ilimitada permite que os canais de televisão que o desejem, emitam em alta definição, algo que já se tornou comum no Japão e nalguns países nórdicos.

Para o presidente da Alcatel, António Beato Teixeira, Portugal poderia estar a desfrutar desta inovação tecnológica já em 2013, se fosse por sua vontade. Mas não é. Em Portugal ainda não houve qualquer tipo de reunião para decidir sobre a implementação da fibra óptica e tão cedo não deve acontecer. 'Há falta de vontade para avançar, mas interessados não faltam', garante o presidente da Alcatel, que lamenta o atraso que o País está a registar em relação ao mercado audiovisual. 'Fomos pioneiros nos telemóveis, multibancos, e agora estamos a ficar para trás.' garante.

A indefinição do regulador, a ANACOM, sobre o assunto também tem suscitado questões. 'A Portugal Telecom tem desconfiança em investir na rede de fibra óptica para depois vir a descobrir que pode ter de a partilhar com outros operadores, sem ganhar nada com isso', refere a Alcatel. Mesmo assim, há investidores. A Sonaecom também já se mostrou interessada em implementar esta rede de alta definição. Mas ainda há outros obstáculos. O custo de instalação de fibra óptica por cada casa ronda os 1500 euros e as empresas calculam que tenham o retorno do investimento no prazo de três anos.

O caso muda de figura quando se fala nas zonas rurais. 'Aí o investimento só começava a compensar passados vinte anos', comenta o presidente da Alcatel que, mesmo assim, defende a perspectiva do serviço universal. Beato Teixeira considera mesmo que esta tecnologia constitui 'uma nova fronteira' de desenvolvimento, sem recear os custos associados a esse ‘progresso’. 'As pessoas vão ter de comprar novas televisões que suportem a alta definição, mas desde que haja oferta, acredito que os portugueses irão aderir', garante.

VELOCIDADE SURPREENDENTE: REDE DE FIBRA ÓPTICA SEM LIMITES

A fibra óptica permite que o utilizador final usufrua de serviços de comunicação de dados, televisão e rádio digital, e acesso à internet. Nada que a actual rede de cobre também não permita. A diferença está na largura de banda quase ilimitada da rede de fibra óptica, que permite velocidades impossíveis de alcançar com o cobre.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://thechroniclesofanangel.blogspot.com/
 
Televisão do futuro com fibra
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Caça do futuro
» Stephen Hawking dá sua opinião sobre o futuro da humanidade
» O futuro do Flight Simulator
» Sony fala sobre o futuro do PS3
» Speedy fibra ótica

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
bioinfo :: Informática :: Noticias :: NoticiaS Gerais-
Ir para: